Saiba como otimizar os custos com a logística e distribuição do seu e-commerce

Otimizar os custos com a logística, armazenagem e distribuição pode ser um grande desafio para empresas de todos dos tamanhos. 

Para empresas como e-commerce, tanto quanto é importante investir na qualidade do produto ou serviço que você vende pela internet, também é necessário pensar em meios de otimizar as entregas, estoque e logística. 

Ou seja, essa logística abrange muito mais do que simplesmente entregar o produto ao cliente, seja por meio de uma transportadora. Ela inclui um conjunto de processos que envolvem desde o planejamento de estoque e armazenamento até a política de trocas e devoluções, conhecida como logística reversa.

Para se ter ideia, de acordo com um estudo da NZN Intelligence, 74% dos consumidores brasileiros preferem comprar online em vez de ir a lojas físicas. Portanto, significa um grande potencial de público para empresas de e-commerce. É essencial que essas empresas saibam então como gerenciar sua logística de forma eficiente e estruturada para aumentar as vendas e a satisfação dos clientes.

Com a competição no mercado de comércio eletrônico, sai na frente quem armazena melhor e entrega mais rápido. 

Portanto, se você está abrindo uma loja virtual ou precisa revisar seus processos, continue a leitura que entender mais sobre o que é a logística para e-commerce e tipos mais usados de armazenamento com Co-Warehousing.

O que é logística para e-commerce?

A logística envolvida no comércio eletrônico engloba uma série de procedimentos que compreendem desde a solicitação dos itens, passando por gestão do armazenamento, transporte e distribuição dos produtos comercializados.

A entrega no e-commerce é gerenciada pela logística, que é encarregada de supervisionar todo o trajeto do produto, desde a origem no fornecedor até a entrega ao consumidor final. O propósito dos procedimentos e táticas é garantir que o produto adquirido pelo cliente chegue com qualidade, rapidez e eficiência, com o menor custo possível, tanto para o consumidor quanto para o estabelecimento comercial.

Importância da logística no e-commerce

Com uma estratégia bem estruturada, é possível evitar a falta de estoque de produtos, o que pode levar o cliente a buscar alternativas na concorrência. Além disso, a rapidez na entrega, o acompanhamento por meio de códigos de rastreio e o fornecimento de feedbacks contribuem para uma experiência de compra positiva.

Todos esses aspectos são fundamentais para obter avaliações positivas dos clientes, o que, por sua vez, contribui para o crescimento da loja virtual. A logística é, portanto, um fator-chave para o sucesso de qualquer empresa de comércio eletrônico.

Conheça a estratégia logística do Co-Warehousing 

O Co-Warehousing é uma estratégia logística cada vez mais utilizada por empresas de comércio eletrônico Globalmente. Basicamente, o Co-Warehousing consiste em compartilhar espaços de armazenagem com outras empresas, em um mesmo galpão ou armazém. A seguir, destacamos alguns benefícios de usar o Co-Warehousing para logística.

  • Redução de custos: o compartilhamento de espaço de armazenamento pode levar a uma redução significativa nos custos, já que os custos são divididos entre várias empresas. Além disso, o custo de aluguel do espaço é menor do que se cada empresa alugasse seu próprio espaço.
  • Flexibilidade: o Co-Warehousing permite uma maior flexibilidade na gestão do estoque, já que é possível aumentar ou reduzir o espaço de armazenamento conforme a necessidade. Além disso, o compartilhamento de espaço possibilita que as empresas possam terceirizar parte da logística e concentrar seus esforços em outras áreas do negócio.
  • Redução de prazos de entrega: o Co-Warehousing pode ajudar a reduzir os prazos de entrega, já que as mercadorias podem ser armazenadas mais perto do destino. Isso pode melhorar a satisfação do cliente e ajudar a aumentar a fidelidade.
  • Melhoria do atendimento ao cliente: com o Co-Warehousing, as empresas podem centralizar a gestão do estoque e otimizar o processo de envio de pedidos. Isso pode levar a uma melhoria no atendimento ao cliente, com pedidos sendo entregues com maior rapidez e precisão.
  • Acesso a recursos compartilhados: o compartilhamento de espaço de armazenamento permite que as empresas tenham acesso a recursos compartilhados, como equipamentos de movimentação de carga e tecnologia de gestão de estoque. Isso pode reduzir os custos e aumentar a eficiência operacional.

O Co-Warehousing é uma estratégia logística cada vez mais utilizada por empresas de comércio eletrônico, reduzindo custos e melhorando a eficiência operacional da cadeia de suprimentos.

Dicas para otimizar os custos com a logística

Faça o mapeamento dos processos e custos logísticos

Para otimizar o seu negócio, o primeiro passo é mapear todos os processos logísticos e entender detalhadamente os gastos envolvidos em cada etapa. A análise cuidadosa desses gastos permitirá a identificação dos pontos que requerem maior atenção e das melhores oportunidades para reduzir custos, possibilitando a definição de metas inteligentes.

Além disso, é essencial compreender os comportamentos e demandas dos seus clientes para tomar decisões que garantam a melhor experiência de compra para eles.

Use métodos de sistemas de gestão

É fundamental para assegurar a eficácia e a lucratividade de sua empresa que você possua acesso a informações precisas sobre sua operação logística. Felizmente, existem diversas tecnologias disponíveis no mercado que podem auxiliá-lo nessa tarefa. Apesar de requererem um investimento financeiro para sua implementação, esses sistemas contribuem diretamente para aprimorar a gestão do seu e-commerce a longo prazo.

Otimização de embalagem e etiquetamento de pedidos

É importante dedicar bastante atenção à fase da logística destinada ao comércio eletrônico, pois essa etapa será a primeira impressão que o cliente terá da sua empresa.

Certifique-se de que possui embalagens apropriadas para os produtos que vende, para que possa economizar no material. Dedique um espaço em seu escritório para armazenar:

  • caixas desmontadas;
  • fitas adesivas;
  • cola para fixar etiquetas;
  • materiais de enchimento;

É importante reservar um momento específico do dia para separar que produtos serão enviados, embalá-los e incluir as notas fiscais de maneira correta em cada um dos pedidos.

Faça o pós-venda

Antes de mais nada, no e-commerce não se encerra com o envio dos produtos. É essencial monitorar os canais de comunicação do site para esclarecer eventuais dúvidas dos clientes. Ademais, fornecer o código de rastreamento para que o cliente possa acompanhar o processo de entrega é crucial.

Adicionalmente, a etapa de pós-venda e comunicação também é fundamental para garantir que o cliente tenha recebido o pedido e esteja satisfeito com a compra.

Conclusão

Otimizar os custos com a logística e distribuição do seu e-commerce é essencial para aumentar a eficiência operacional e a lucratividade do seu negócio. 

Sendo assim, faça um planejamento estratégico, avalie a possibilidade de armazenamento compartilhado para aplicar a redução de custos de logística e distribuição, melhorar a eficiência operacional e aumentar a rentabilidade do seu e-commerce.

Sobre a SKUrban

A SKUrban é um Co-Warehousing. Em outras palavras, um armazém com espaço físico para depósito de matérias-primas e produtos, que estão à espera de ser transferidos no ciclo da cadeia de distribuição.

Ideal para amenidades e facilidades para operações logísticas no dia a dia, a empresa oferece soluções em terceirização de serviços logísticos através de um modelo 100% customizável e sem burocracia. 

O ecossistema Co-Warehousing da SKUrban é a maior tendência na logística mundial com o intuito de ser veloz, ajudar no desmembramento de uma loja e em sua capacidade logística.