Crescimento do e-commerce no Brasil registra números expressivos

O Brasil registrou um crescimento expressivo no e-commerce nos últimos anos. Por conta da pandemia do Covid-19, o e-commerce no Brasil cresceu de forma estrondosa em 2020 e manteve-se em alta em 2021 e 2022, segundo dados do portal E-commerce Brasil. 

De acordo com uma pesquisa do AII INN, em parceria com a Opinion Box, 87% dos consumidores já fazem suas compras online; 75% utilizam as redes sociais para busca de produtos e 74% dos consumidores costumam utilizar redes sociais, como Instagram e Facebook, para fazerem suas compras.

Para 2023, a estimativa é que o crescimento das vendas digitais continue a subir, podendo atingir R$ 187 bilhões até o final deste ano. 

Continue a leitura e saiba mais sobre o que consiste o setor e as principais tendências para o ano e soluções de logística.

 

Entenda sobre o que é o conceito de e-commerce

E-commerce é um comércio online que representa uma única marca/empresa. Diferentemente dos marketplaces, que trabalham com diferentes lojistas, ou seja, servem de intermediários entre vendedores e clientes, como exemplo o marketplace da Magazine Luiza.

Há cerca de 5 tipos de e-commerce. O primeiro, chamado B2B (Bussiness to Bussiness), é o comércio virtual relacionado entre empresas. Com produtos como matérias-primas, peças de automóveis e maquinários e outros tipos de mercadorias, desde que sejam para outras empresas.

O segundo chamamos de B2C (Business to Consumer), é o modelo de comércio mais tradicional e corresponde às transações realizadas entre empresas e consumidores finais.

Também temos o C2C (Consumer to Consumer), aquele que é realizado entre consumidores finais, que comercializam produtos entre si. Como exemplo temos os sites que intermediam transações entre os clientes, como Ebay, Enjoei e o Mercado Livre.

E, por último, temos o D2C (Direct to Consumer), o famoso comércio atacadista, que realiza comércio entre fabricantes e consumidores finais por “preço de fábrica”.

 

Principais vantagens de ter um e-commerce

Ainda tem dúvidas sobre as vantagens de ter um e-commerce? Confira as principais vantagens de investir em um comércio online a seguir:

Menor custo operacional

Ao contrário da loja física, a operação de uma loja virtual custa menos, pois não é necessário arcar com os custos do aluguel do empreendimento, contas de água, luz, segurança e internet, salário de funcionários e outros investimentos como serviços de portaria, impostos e custos como matérias primas.

Destaque 

Por ser um espaço com uma única loja, a marca não terá que dividir espaço com outros concorrentes. E, além disso, terá mais chances de vender, já que pela internet não há limites geográficos.

O e-commerce também é uma boa estratégia para tornar a empresa mais conhecida, por estreitar a reputação com o público e ganhar reputação online e offline. 

Centralização de informações

O lojista tem total controle sobre o processo de venda com o comércio online, desde a definição do design do site até o atendimento ao consumidor final.

Além disso, é possível integrar seu e-commerce com ferramentas e plugins que permitem a análise de métricas, que podem trazer melhorias certeiras ao seu comércio. 

Sua loja funciona 24h por dia

Com um e-commerce você não precisa se preocupar em vender somente no horário comercial. 

Um e-commerce integrado às ferramentas de automação pode validar compras a qualquer momento do dia.

E, o consumidor, tem  várias formas de pagamento, como boleto bancário, depósito, pix, cartão de débito, cartão de crédito e outras plataformas que garantem agilidade e segurança na transação eletrônica.

Integração com outros canais

Além de ter seu próprio site, é possível integrá-lo a outras plataformas que apresentam a função de venda, como o Instagram Shopping, E-mail Marketing e WhatsApp Bussiness. 

Esta estratégia melhora a percepção de imagem da marca e os resultados financeiros, além de garantir maior confiabilidade aos internautas.

 

Principais tendências para 2023

Para este ano, a transformação digital continua no auge e deve ser usada cada vez mais para melhorar a agilidade nas tomadas de decisão dos consumidores. Segundo dados do estudo “Tendências do Varejo 2023” –  elaborado pela OpinionBox em parceria com a Dito -, 86% dos entrevistados afirmam que a tecnologia ajuda bastante no processo de compra.

Para isso dar certo, os comerciantes do varejo online precisam investir em logísticas eficientes, como a funcionalidade ágil dos sites, atendimento eficiente ao cliente por chat e até oferecer serviços de assinatura.

As tendências tecnológicas atuais como o Big Data, Inteligência Artificial.

Mobile Commerce

O levantamento do estudo também diz que, muitas das compras, acontecerão via celular  e que a publicidade online também será bastante usada na atração de novos consumidores.

Portanto, as tendências atuais de Big Data e Inteligência Artificial poderão ajudar os comerciantes nas melhorias dos seus sites, já que, o primeiro, atua em priorizar a rotina de navegação dos consumidores. E, a segunda, envolve a capacidade de um software ou equipamento de realizar comandos de forma automática.

Compras híbridas

Além das tendências das funcionalidades do meio eletrônico, o cenário de 2023 registra que as compras híbridas, aquelas que integram as lojas virtuais e físicas, serão cada vez mais utilizadas pelos consumidores. E aproximadamente 84% deles consideram essa experiência a ideal. 

Segundo informações do estudo da Opinion Box, 78% dos consumidores compararam no online e retiraram na loja física até 2022. 

Portanto, ter um marketplace – ou um site, podendo assim dizer – facilita na captura de clientes e vendas, já que a uma empresa que utiliza da estratégia omnichannel tem intuito de melhorar sua experiência do usuário e conduzir melhores relacionamentos com seu público nos diversos pontos de contato.

Social Commerce

O Social Commerce, ou Comércio Social em português, é um tipo de e-commerce nas redes sociais, que envolve a interação social e onde os usuários auxiliam outros na compra e venda de produtos e serviços online. 

Pelo menos 58% dos pesquisados já compraram alguma coisa via WhatsApp e 47% via Instagram. E, na realidade do live commerce, cerca de 40% já compraram algo após assistir a uma transmissão ao vivo de uma marca, ou a uma live em redes sociais.

Essa estratégia pode, então, ajudar a aumentar o tráfego e o engajamento, visto que os usuários conseguem se conectar à empresa de maneira rápida e fácil. Isso é importante porque os clientes gostam de ter contato humano e personalizado. 

 

Sobre a SKUrban 

A SKUrban é uma Co-Warehousing que combina Espaços, Serviços e Comunidade. Em outras palavras, um armazém com espaços físico para depósito de matérias-primas e produtos. 

Ideal para amenidades e facilidades para operações logísticas no dia a dia, a empresa oferece soluções em terceirização de serviços logísticos através de um modelo 100% customizável e sem burocracia. 

O ecossistema Co-Warehousing da SKUrban é a maior inovação na logística mundial com o intuito de ser veloz, ajudar no desmembramento de uma loja e em sua capacidade logística.

Seja qual for a necessidade da sua empresa, a locação de espaço para armazenagem é uma ótima opção!

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