O planejamento logístico é a prática que gerencia e controla o fluxo de materiais, informações e serviços entre o ponto de origem e o ponto de consumo dos produtos de uma empresa.
Este planejamento refere-se desde os processos de transporte e armazenamento dos produtos de uma empresa à armazenagem, inventário, embalagem e distribuição. Além disso, leva em conta fatores externos, como previsões climáticas, greves e condições de trânsito.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2010 pelo Instituto de Engenharia de Gestão (IEG), os custos logísticos de uma empresa representam, em média, 8% do faturamento bruto das empresas.
Importância e resultados esperados
Por se tratar de processos que exigem eficiência e responsabilidade operacional para dar tudo certo, a importância de ter um bom planejamento logístico é de garantir o gerenciamento das operações e o pleno alinhamento de todos os setores.
Com um eficaz e pleno planejamento, é possível que a empresa tenha maior eficiência operacional, como o aumento da velocidade de entrega de um produto, e redução de custos de produção e armazenagem, garantindo ao mesmo tempo a satisfação dos seus clientes.
Aplicação do planejamento logístico
Um sistema logístico bem implantado gera decisões corretas, evita atrasos, gastos adicionais e perda de clientes. Para o desenvolvimento de um planejamento completo, é necessário ficar atento à três etapas:
Logística de Entrada (Inbound)
Essa etapa compreende toda a parte de logística do fornecedor até o seu negócio, como também as entregas de matérias-primas. Ou seja, Ela é responsável por controlar a entrada de insumos, bens e serviços na sua empresa
Para o processo ser produtivo, é necessário manter os fluxos regulares e contínuos de fornecedores/cadeias de suprimento, para otimização da fase estratégica dentro da empresa.
Logística Interna
A segunda etapa refere-se a todo o processo de recebimento, guarda, controle e distribuição dos materiais utilizados dentro de uma empresa.
Este processo é responsável pela circulação das matérias-primas, produtos sendo fabricados e dos acabados, envolvendo todos os fluxos e movimentações físicas e de apoio.
Em empresas que buscam otimizar com tecnologias esta etapa, faz uso de dispositivos para memorizar histórico de conferência, entrada e saída de estoque e a etiquetagem de produtos, por exemplo.
Logística Externa (Outbound)
Por último temos o outbound, que é a fase externa de todo o processo de uma empresa. Ele refere-se aos produtos que já estão prontos para o envio. Ou seja, respeito ao transporte dos produtos acabados, envolvendo etapas como embalagem, expedição e manutenção.
Essa fase é importante para as indústrias e fábricas e deve contar com processos bem estruturados para oferecer o melhor para parceiros e clientes finais, porque seu principal objetivo é entregar o produto ao cliente dentro do prazo acordado e resguardar as condições de qualidade e validade, visando manter uma relação de confiabilidade entre comprador e fornecedor.
Conheça as melhores práticas do planejamento logístico
Por mais que cada negócio seja único e apresenta suas peculiaridades, existem algumas etapas e cuidados gerais que geram resultados em qualquer perfil de negócio. Confira:
Tenha um eficiente controle de estoque
O controle de entradas e saídas de mercadorias no estoque precisa ser extremamente rigoroso.
Faça registros precisos de cada item que passou pelo estoque e seu histórico. Assim, é possível prever as demandas e sua sazonalidade, otimizando o balanceamento de itens e a sua reposição.
Tenha fornecedores de confiança
Os fornecedores ocupam o papel central de um planejamento logístico, porque, sem eles, não há como repor insumos, matérias-primas ou até mesmo serviços, como na manutenção.
Adquira parceiros de confiança e estratégicos para que, com eventuais problemas, você não tenha sérios problemas com atrasos ou falso de mercadorias.
Lembre-se que o fator determinante para o fornecedor não fica somente no preço do produto ou serviço que ele fornecerá, mas sim a distância física com o seu negócio, histórico com outras empresas e, o mais importante, o comprometimento com o seu negócio.
Monitore todo o transporte
Além do armazenamento de produtos, o transporte deve ter prioridade, porque é realizado em um ambiente externo de armazenamento.
Garanta a integridade e o manuseio adequado dos itens. Porque, por exemplo, o produto pode sofrer danos se exposto em determinada temperatura ou transportado de forma inadequada.
Além disso, o planejamento da rota deve ser acompanhado, porque é necessário estar sempre atento ao planejamento da mercadoria para evitar atrasos e gastos extras.
Utilize a tecnologia a seu favor
Por meio da tecnologia há como automatizar diversas operações, desde a comunicação entre setores no estoque à segurança das informações coletadas.
O uso de softwares de gestão reduzem os custos de atividades que poderiam ser humanas, aumentando assim a produtividade dos profissionais, ganhando novas ideias para o planejamento logístico e garantindo um poderoso aliado para que ele seja elaborado da forma correta.
Sustentabilidade e responsabilidade ambiental no planejamento logístico
No mundo em que vivemos, é indispensável pensar em planejamento logístico sem priorizar a sustentabilidade e a responsabilidade social em toda a gestão de processos gerenciais e operacionais.
Na gestão de transportes, é importante fazer uso de transportes mais eficientes em termos de emissões de carbono. Normalmente, em metrópoles, há muito trânsito, que são responsáveis pela grande produção de dejetos, como restos de óleo e até pedaços da lataria. Portanto, utilizar meios de transporte elétricos ou até mudar o horário do transporte de mercadorias podem ser algumas estratégias para melhorar os indícios da pegada ambiental.
Além disso, a redução de embalagens e o uso de materiais recicláveis, como também a sua separação, é importante para a implementação de práticas do planejamento logístico que reduzem o desperdício e aumentam a eficiência energética.
Sobre a SKUrban
A SKUrban é uma Co-Warehousing que combina Espaços, Serviços e Comunidade. Em outras palavras, um armazém com espaços físicos para depósito de matérias-primas e produtos.
Ideal para amenidades e facilidades para operações logísticas no dia a dia, a empresa oferece soluções em terceirização de serviços logísticos através de um modelo 100% customizável e sem burocracia.
O ecossistema Co-Warehousing da SKUrban é a maior inovação na logística mundial com o intuito de ser veloz, ajudar no desmembramento de uma loja e em sua capacidade logística.
Seja qual for a necessidade da sua empresa, a locação de espaço para armazenagem é uma ótima opção!
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